Eligibility

Eligibility

Olá atletas, pais e treinadores, tudo bem? O tópico de hoje é muito importante, falaremos sobre a Eligibility dos atletas e como obtê-la. Todos estudantes-atletas devem entender sobre o eligibility já no inicio do ensino médio para planejarem de acordo e não serem prejudicados futuramente.

Estas Informações são muito importantes para os tenistas que têm dúvidas sobre quando ir jogar tênis universitário nos EUA e até quando podem ingressar em uma universidade americana.

Primeiramente vamos entender o que significa eligibility, quando dizemos que um atleta está eligible, quer dizer que o atleta está QUALIFICADO para jogar a NAIA ou NCAA (ligas esportivas universitárias americanas).

As ligas usam critérios diferentes para qualificar seus atletas: Na NAIA, o atleta deve ter DOIS dos TRÊS itens abaixo:

– Atingir no mínimo 860 no SAT ou 18 no ACT.

– Ter GPA de no mínimo 2.0 no ensino médio (total de 4.0 pontos).

– Ter se formado entre os 50% melhores da sua sala no ensino médio.

Informações importantes sobre a NAIA:

* Não existe limite de idade para participar da NAIA, porém o atleta só pode jogar até 4 temporadas pela NAIA, uma vez jogada as 4 temporadas o atleta perde seu eligibility.

* Se o atleta já tiver se formado em algum curso de graduação no Brasil, o mesmo não estará eligible para jogar a NAIA.

* Se caso o atleta jogar algum torneio profissional ou que ofereça dinheiro como premiação após o término do ensino médio, o atleta perde 1 ano de eligibility.

Como muitos devem saber, a NCAA contém três subdivisões, sendo elas a Division I, Division II e Division III.
ATENÇÃO: A NCAA divulgou novas regras para se obter o eligibility a partir de 1 de Agosto de 2016. E essas novas regras são:

Para NCAA Division I:
– Ter no mínimo GPA de 2.3 (total de 4.0).
– A nota mínima no SAT ou ACT, vai de acordo com o GPA do atleta, quanto maior o GPA, menos nota ele(a) irá precisar no SAT ou ACT. Veja os dois exemplos a abaixo:
Jogador(a) A tem 2.3 de GPA, então esse(a) atleta precisa tirar pelo menos 1080 no SAT ou 93 no ACT.
Jogador(a) B tem 3.0 de GPA, então esse(a) atleta precisa tirar pelo menos 800 no SAT ou 66 no ACT.
A tabela completa encontra-se no link: http://www.athleticscholarships.net/academic-requirements.htm

Para NCAA Division II os requisitos são mais baixos e estes são:
– Ter no mínimo GPA de 2.0 (total de 4.0).
– Atingir no mínimo 820 no SAT ou 68 no ACT. Para estar eligible para a NCAA Division III não existem requisitos acadêmicos, o atleta deve atender aos requisitos mínimos da universidade que joga a Division III.

Informações importantes sobre a NCAA:
• Se o atleta já for formado em alguma universidade no Brasil, o mesmo perde todo seu eligibility.
• O atleta tem 6 meses após conclusão do ensino médio para entrar em uma universidade de Division I, após esses 6 meses, caso jogue qualquer torneio organizado, o atleta começa a perder seu eligibility. Para Division II o atleta tem até 1 ano para entrar na universidade, após esse 1 ano, ao jogar torneios, o atleta também começa a perder eligibility.
• Após o “grace period” (periodo paga jogar torneios) o atleta perde 1 ano de elibigility para cada ano de torneio jogado (mesmo que jogue 1 torneio só, perderá 1 ano de eligibility)
• 180,000 alunos se registram por ano no site da NCAA, porém aproximadamente apenas 76,000 (42%) são selecionados para jogar as Divisions I e II.

• Na eventualidade de um(a) atleta perder o eligibility, ele pagará a punição nos primeiros anos de faculdade (conhecido nos EUA como “sit out”). Vamos supor que o atleta A perdeu 1 ano de eligibility, portanto em seu primeiro ano ele não terá bolsa esportiva e na grande maioria dos casos, por regras da NCAA, não poderá treinar com a equipe. Atletas que precisam “sit out” recebem bem menos propostas de bolsa ou nenhuma, pois o técnico não poderá contar de imediato com o atleta.

• Outro detalhe que não pode passar em branco é se caso o(a) atleta repetir qualquer ano entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio o atleta será penalizado em perda de 1 ano de eligibility.

OBS: É altamente recomendável que o atleta que deseja jogar em uma dessas duas ligas, comece a se preparar pelo menos 1 ano antes da data de embarque. Estamos prontos para dar todo o apoio durante todo o processo pré-embarque até o dia em que o estudante/atleta se formar na universidade.

Para mais informações sobre nossos programas esportivos e acadêmicos nos EUA, por favor, enviar email para leonardo@mcgraduation.com.br START AT THE TOP WITH MC GRADUATION.

APTB