Como funcionam as ligas esportivas americanas, quais são seus pré-requisitos e quais as diferenças entre elas?

Como funcionam as ligas esportivas americanas, quais são seus pré-requisitos e quais as diferenças entre elas?

As principais ligas universitárias americanas são NCAA, NAIA e NJCAA.

1 – LIGA NCAA (National Collegiate Athletic Association).
• Esta liga possui em torno de 1.000 universidade afiliadas e é subdividida em três divisões (Divisão I, Divisão II e Divisão III). O que muitos pensam de imediato, é que os melhores times e universidades estão na Divisão I, porém o que determina em qual divisão a universidade irá atuar não é nível técnico de seu time nem o nível acadêmico, e sim o número de esportes e bolsas que a universidade oferece aos seus atletas. Para fazer parte da Divisão I, a instituição deve oferecer bolsa aos seus atletas em pelo menos 14 esportes. Alguns exemplos de divisão 1 são as Ivy League, como Harvard, Yale, Dartmouth, entre outras. Para fazer parte da Divisão II, a universidade deve oferecer bolsa em pelo menos 10 esportes, exemplos são a Barry (Miami), Lynn (Boca Raton), West Florida (Pensacola), entre outras. Por fim a universidade de Divisão III, deve competir em pelo menos 10 esportes, mas não oferece bolsa aos seus atletas. Alguns exemplos de universidades divisão 3 são Emory University (Atlanta), MIT (Cambridge) e Carnegie Mellon (Pittsburgh), todas TOP schools do acadêmico nos EUA.

 

2 – LIGA NAIA (National Association of Intercollegiate Athletics)
• A NAIA possui em torno de 220 universidades filiadas e possui apenas uma divisão. A principal diferença entre NAIA e NCAA é o fato da instituição de ensino escolher em qual das duas ligas irá se filiar. Entretanto a maioria das universidades TOP do acadêmico e esportivo estão na NCAA, por isso recebe mais apoio da mídia.

Outro ponto importante de ressaltar é que times da NCAA e NAIA podem competir uns contra os outros durante a temporada regular.

IMPORTANTE : Vamos falar sobre os pré-requisitos de admissão dessas duas ligas.

  • O estudante-atleta deve prestar as provas SAT e TOEFL. No SAT (prova de inglês e matemática) deve tirar no mínimo 820 (total 1600) para jogar a NCAA e 860 para jogar a NAIA.
  • No TOEFL(prova de inglês), o ideal é tirar 80 pontos (total 120), mas se caso o estudante tirar 61 pontos pra mais, já é possível encontrar opções para ingressar em uma dessas duas ligas (contato que tenha o SAT). Portanto é fundamental que o estudante se prepare bem para essas provas, pois dessa forma terá mais propostas de bolsa.

Mas MC Graduation, e se eu tenho inglês básico?

Saiba que você também tem opções de estudar e jogar nos Estados Unidos e a liga que irá se encaixar melhor no seu perfil será a NJCAA (National Junior College Athletics Association).

  • Antes de falar sobre essa liga, vamos entender melhor como funciona o sistema de ensino norte-americano, de modo geral o curso de graduação tem duração de quatro anos, sendo os dois primeiros anos básicos e os últimos dois anos de especialização.

Entendido isso, vamos as Junior Colleges, elas oferecem apenas os dois primeiros anos (básicos/general studies/pre-requisites), e a grande maioria delas não fornecem bolsas, mas em muitos casos acabam compensando, pois por oferecerem apenas o ensino básico, seu custo costuma ser mais acessível do que entrar direto em uma universidade filiada a NAIA ou a NCAA. A grande vantagem das Junior Colleges é que não requerem SAT e o TOEFL mais pedido é enre 45-61 pontos (total de 120).

Como as Junior Colleges não podem se filiar as outras duas ligas, foi criada a NJCAA, que é uma liga muito competitiva que somente as Junior Colleges podem se filiar.

Existe a liga particular das Junior Colleges da California, com aproximadamente 100 universidades com modalidades esportivas, e também a liga nacional, com mais de 300 universidades.

Após os dois anos de Junior College, o estudante precisa completar os dois anos da especialização em uma universidade da NAIA ou NCAA, o que vai levá-lo a sua graduação.

APTB

2 Comentários

Pedro Henrique Publicado em12:18 pm - jun 8, 2018

Ola,
Meu nome è Pedro Henrique 24 anos, sou Brasileiro, jogador de volei e gostaria de saber como faco para poder ganhar uma bolsa de estudos com esse programa NAIA?
SOU LIBERO

    Edmir C Cavalcante Publicado em1:55 pm - jun 20, 2018

    Boa tarde Pedro. Nosso esporte eh o Tenins porem encaminhamos sua duvida para EducationUSA que saberá lhe encaminhar uma solução.